IPCB assina protocolo com a Sword Health

IPCB geral

O IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – é uma das três instituições de Ensino Superior do interior do país que assinou protocolo com a Sword Health.

A empresa tecnológica portuguesa está a revolucionar a prestação global de cuidados de saúde com inteligência artificial e, segundo a nota enviada à nossa redação, o objetivo é aproximar os estudantes das áreas da Tecnologia, IA e Saúde de oportunidades de carreira na empresa, e simultaneamente reforçar o desenvolvimento económico e social dessas regiões.

Além do IPCB, também a Universidade de Évora e a Universidade de Trás-os-Montes assinaram os protocolos e, assim, garantem aos estudantes o acesso privilegiado a estágios e primeiros empregos na Sword Health, de acordo com o seu percurso académico. Paralelamente, a empresa irá também apoiar as universidades nas suas diversas iniciativas de promoção do emprego e colocação dos jovens no mercado de trabalho, fortalecendo o contacto direto entre alunos e profissionais e aproximando, de forma efetiva, a formação académica do mercado de trabalho.

No âmbito desta estratégia de sensibilização e dinamização com foco no interior do país, a empresa portuguesa irá estabelecer um polo tecnológico numa destas regiões do interior do país.

Para o diretor executivo e fundador da Sword Health, “a prosperidade de Portugal não depende apenas de políticas públicas, mas também do envolvimento do setor privado. Queremos contribuir ainda mais para ajudar a criar as condições para fixar o talento nacional em Portugal e nas suas regiões de origem, promovendo a coesão territorial”. Virgílio Bento acrescenta que “este programa de colaboração com universidades e politécnicos do interior é mais um passo nessa direção”.

Este programa insere-se no conjunto de medidas já anunciadas pela empresa no segundo trimestre de 2025.