O IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – celebrou um protocolo de colaboração com a Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi), com o objetivo de potenciar o desenvolvimento do projeto Balcão Único do Prédio.
A iniciativa, que teve lugar no Auditório Comenius dos Serviços Centrais e da Presidência do IPCB, contou com a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino; do Secretário de Estado da Justiça, Pedro Ferrão Tavares; do Presidente do IPCB, António Fernandes, e da Coordenadora da eBUPi, Carla Mendonça.
A assinatura do documento pretende a cooperação entre ambas as entidades no que refere à partilha de conhecimentos relevantes relacionados com a universalização do BUPi em território nacional, e com a implementação do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (SICS), comprometendo-se as entidades a desenvolver ações que envolvam estudantes e docentes do politécnico, para a promoção do debate e partilha de conhecimento nestas áreas.
Em nota, o IPCB dá conta que, no âmbito deste protocolo, e para já, seis diplomados da instituição de ensino da licenciatura em Solicitadoria integram o projeto BUPi. Para o Politécnico de Castelo Branco trata-se de uma forma de ligação do projeto ao meio académico e ao território numa parceria com uma instituição de ensino superior reconhecida na área, que cumpre objetivos que se enquadram nas missões públicas de ambas entidades, e que potenciam o conhecimento do projeto, e também a aplicação de conhecimentos em ambiente real por parte de estudantes do IPCB.
Para o presidente do IPCB, a assinatura deste protocolo reforça as sinergias científicas, técnicas e humanas da instituição, beneficiando reciprocamente ambas as entidades que agora passam a cooperar, contribuindo também para o desenvolvimento profissional dos seus diplomados, através da promoção do contato mais direto com empresas, tendo em conta as necessidades reais do mercado de trabalho, potenciando experiências práticas em contexto de trabalho. António Fernandes acresce que o estabelecimento do protocolo se consubstancia na contribuição do IPCB para a criação de 6 postos de trabalho qualificado na cidade de Castelo Branco.