O IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – deu mais um passo rumo à sustentabilidade ao substituir as senhas de refeição em papel, entregues a estudantes no âmbito do seu Apoio Social Extraordinário, por um sistema digital de refeições. A mudança já se encontra em vigor, e tem por objetivo reduzir o desperdício de recursos, otimizar processos e contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
A instituição refere que a iniciativa insere-se na política de modernização e responsabilidade ambiental da instituição, reduzindo significativamente o consumo de papel e, consequentemente, a pegada ecológica associada à sua produção, transporte e armazenamento, originando uma redução substancial de papel, tempo e recursos. Além disso, “o processo veio melhorar a eficiência e rapidez da entrega, minimizando o risco de perda ou extravio das senhas em papel”.
Segundo dados dos Serviços de Ação Social do IPCB, foram entregues no ano letivo de 2023/24, ao abrigo do Apoio Social Extraordinário, mais de 4.000 senhas de refeição. Esta medida alinha-se diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em particular número 12 – Produção e Consumo Sustentáveis, promovendo a redução do desperdício de materiais e incentivando práticas mais responsáveis. Além disso, contribui para o 13 – Ação Climática, ao diminuir a utilização de recursos naturais e a emissão de carbono associada à produção de papel.
O IPCB realça que reafirma assim o seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, demonstrando que “pequenas mudanças podem ter um impacto significativo na construção de um futuro mais ecológico e eficiente”.