A Câmara de Oleiros aprovou um orçamento que ronda os 19 milhões de euros para 2025, o que representa um crescimento de 14,40%, ou seja, em termos absolutos reflete um aumento de mais de 2.726.000€, em relação ao Orçamento de 2024, proveniente dos investimentos que se encontram a decorrer e outros que se pretendem iniciar.
Os valores são apresentados em comunicado, onde o presidente da Câmara descreve o documento como “ambicioso” e destaca que o aumento se deve, em parte, a investimentos que correspondem a um acréscimo de cerca 30% das despesas de capital. Entre as obras em curso, Miguel Marques salienta a construção do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial de Oleiros na zona industrial de Alverca. Outras intervenções incluem a requalificação da estrada municipal entre o cruzamento da EN238 e Poeiros/Pião, bem como o arranjo de arruamentos no Roqueiro.
O autarca oleirense sublinha que espera “reforçar este orçamento com verbas provenientes de candidaturas efetuadas e a submeter ao quadro operacional 2030”.
Nas Grandes Opções do Plano para 2025, Miguel Marques realça ainda a prioridade dada à área social, prioridade essa que se vem mantendo e que ocupa a segunda maior fatia do orçamento, representando 29% do valor afeto plano. O presidente da Câmara de Oleiros afirma que “este orçamento é realista e responde às necessidades de desenvolvimento do nosso concelho”.
O Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano para 2025 foram aprovados por maioria na última reunião do executivo e seguem agora para discussão e votação em Assembleia Municipal.