De 9 a 16 de julho, o Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, vai acolher um laboratório musical intitulado OmniLab, orientado pela Omnichord, a mesma equipa que realizou a oficina “A Música dá Trabalho”, em 2022.
O OmniLab consiste numa residência intensiva para jovens músicos entre os 14 e os 21 anos (idade ajustável) e pretende desafiá-los a desenvolver estratégias para coabitar, colaborar e aprender a compor como banda. Os participantes irão, em conjunto, compor, gravar e preparar um espetáculo ao vivo que será apresentado no final da residência, explica a autarquia idanhense.
Durante o dia os jovens são acompanhados por três mentores, os músicos Rui Gaspar, Nuno Rancho e Vasco Silva, que os guiam na preparação da apresentação, e que realizam masterclasses.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória, limitada a 10 jovens músicos, e poderá ser efetuada através da internet (www.idanha.pt/agenda). Será feita uma seleção prévia, mediante envio de mp3 para a produção.
O Omnilab terá como resultado final um pequeno concerto, para 16 de julho, às 16h30, com a duração de cerca de 30 minutos, onde serão apresentados os temas que foram produzidos e trabalhados durante a semana.