A InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro -, com sede em Castelo Branco, faz um balanço positivo sobre o trabalho e as iniciativas direcionadas às PME do setor agroindustrial, levadas a cabo durante o ano 2024, através do export.i9.
No ano que terminou, a InovCluster recorda que promoveu a participação portuguesa em três feiras internacionais, como a Biofach 2024 (13 e 16 de fevereiro de 2024, na Alemanha), a Alimentaria Barcelona 2024 (18 a 21 de março, na Espanha), a Chillventa 2024 (8 e 10 de outubro, em Nuremberga). Os certames tiveram “uma boa aceitação por parte das PME nacionais e uma excelente afluência no que respeita aos visitantes nestes eventos”, afirma a associação. Em território português, a InovCluster lembra que organizou o 2º InovFood Summit (26 e 27 de novembro), em Castelo Branco, uma iniciativa que reuniu os principais players do setor agroindustrial, “destacando-se como um marco para o fortalecimento do Cluster Agroindustrial do Centro e que contou com o interesse e testemunhos dos participantes”. Houve também um Workshop de capacitação dedicado ao tema das “Tendências digitais e ferramentas para abordagem a mercados internacionais”, que foi “muito bem acolhido” e uma sessão de divulgação do export.i9, realça a associação.
Para este ano, a InovCluster encontra-se já a organizar a participação das PME portuguesas na BIOFACH (11 a 14 de fevereiro, na Alemanha) e o 38º Salón Gourmets 2025 (7 a 10 de abril, Espanha). Estão ainda previstas algumas Missões Empresarias Virtuais, a divulgar brevemente. Também ao longo de 2025 a InovCluster vai promover um ciclo de workshops de Capacitação para PME.
Para a diretora executiva da InovCluster, “estas iniciativas são fundamentais para aumentar as exportações das PME da fileira agroalimentar na medida em que potencia a visibilidade e o reconhecimento de marcas e produtos em mercados internacionais”. Christelle Domingos considera que “as pequenas e médias empresas têm, muitas vezes, dificuldades em alcançar visibilidade fora do mercado nacional, e iniciativas como estas ajudam a superar essas limitações”,
A responsável adianta que “a InovCluster tem planos ambiciosos para o futuro, com projetos focados em diversas áreas estratégicas, sempre com o objetivo máximo de fortalecer o setor agroalimentar e as nossas PME associadas”. Christelle Domingos acrescenta que é pretendido continuar com iniciativas como o Export.i9, para ajudar cada vez mais as empresas a entrarem em mercados globais, assim como há também um foco crescente na digitalização, com o objetivo de ajudar o tecido empresarial a adotar soluções tecnológicas e a desenvolver competências digitais, como o e-commerce e o marketing digital, para ser mais competitivo no cenário global.