Inov2B chega ao fim e premeia melhores ideias da região

Inov2B chega ao fim e premeia melhores ideias da região

O CEi – Centro de Empresas Inovadoras -, em Castelo Branco, acolheu a sessão de encerramento do projeto Inov2B – Empreender na Indústria 4.0.

Na perspetiva de Ana Marques, diretora executiva do CEi, promotor líder deste consórcio, este projeto “permitiu potenciar o que de melhor cada um dos parceiros faz na área do empreendedorismo”, sendo que “cada atividade do projeto procurou impulsionar as várias fases de incubação e o apoio dado aos empreendedores”.

O Inov2B teve como principal missão o incentivo à geração de ideias inovadoras e o apoio no desenvolvimento de novas iniciativas empresariais e na criação de novas empresas, com enfoque nas regiões da Beira Baixa e Beiras e Serra da Estrela.

Em relação à região onde foi implementado o projeto, Sandra Pio, gestora de projetos da InovCluster, refere que são territórios considerados de baixa densidade “com condições de ruralidade associadas, mas acreditamos que é um território resiliente, de onde emergem excelentes ideias de negócios”.

O envolvimento da Academia neste tipo de programas “torna-se, cada vez mais, necessário”, referiu Pedro Torres, docente da Escola Superior de Tecnologia, de castelo Branco.

A sessão de contou com a apresentação de 3 missões inversas, com oradores internacionais que desenvolvem um trabalho de relevo nas quatro fileiras de enfoque do programa (Agroalimentar, TICE, Indústrias Cultural e Criativa e Automação e Robótica), partilhando os seus casos de sucesso e as vantagens percecionadas e reais.

No final, com a apresentação das ideias finalistas do programa, foram entregues mais de 10.000€ em prémios aos melhores projetos de cada setor.

Sagraram-se vencedores os projetos XÍXA Biltong (Paulo Gregório e Sérgio Domingues), Naturísis (Sofia Santos) e AMELAA (Carlos Antunes, Carolina Garcia, Ofelia Anjos e Soraia Pedro), no setor Agroalimentar; Socialmente (Kate Pessanha) e BlueLink (Ricardo Júnior), no setor das TICE; Lithium (Nuno Fins e Rui Amaral) no âmbito das Indústrias Cultural e Criativa; e FillGreen (Miguel Cruz) e Desinfast (Ana Sofia Dias, Carolina Campos, Catarina Ferreira, David Duarte e Leonardo Fonseca), em representação da fileira da Automação e Robótica; levando para casa, cada um deles, 1.500€.