Idanha participou na assembleia geral da Rede Europeia da Semana Santa e Páscoa

Idanha participou na assembleia geral da Rede Europeia da Semana Santa e Páscoa No âmbito da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, Idanha-a-Nova participou na assembleia geral realizada virtualmente, que aprovou a adesão de três novos municípios. Crevillente (Espanha), Korcula (Croácia) e Licodia Eubea (Itália) juntaram-se aos 37 municípios já aderentes pertencentes a países como Croácia, Eslovénia, Malta, Itália, Espanha, Portugal e Sérvia. Idanha-a-Nova, Braga, Óbidos, Ovar e Santa Maria da Feira são os municípios portugueses nesta rede que, nas palavras do seu presidente, Sergio Velasco, promove a “conservação e divulgação das tradições da Semana Santa e Páscoa existentes no continente europeu”. A autarquia idanhense refere que o município esteve representada pelo investigador António Catana e por Alexandre Gaspar, da Câmara Municipal. Durante a assembleia, foi decidido que o III Congresso da Rede Europeia será realizado em Ovar e Santa Maria da Feira, em outubro de 2025. Este evento, que ocorre de dois em dois anos, tem como objetivo aprofundar a dimensão europeia deste património, comum e diverso. O encontro reúne especialistas de diferentes nacionalidades e áreas de estudo para contribuir para o intercâmbio e cooperação científica desta tradição. Entre outros temas, a reunião também abordou assuntos como a aprovação do orçamento e plano de trabalho para o ano de 2025, bem como as linhas de atuação e ações a serem desenvolvidas pela Rede e pelo seu Comité Científico, cujos cargos foram recentemente renovados sob a coordenação do português Rui Ferreira.

No âmbito da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, Idanha-a-Nova participou na assembleia geral realizada virtualmente, que aprovou a adesão de três novos municípios.

Crevillente (Espanha), Korcula (Croácia) e Licodia Eubea (Itália) juntaram-se aos 37 municípios já aderentes pertencentes a países como Croácia, Eslovénia, Malta, Itália, Espanha, Portugal e Sérvia.

Idanha-a-Nova, Braga, Óbidos, Ovar e Santa Maria da Feira são os municípios portugueses nesta rede que, nas palavras do seu presidente, Sergio Velasco, promove a “conservação e divulgação das tradições da Semana Santa e Páscoa existentes no continente europeu”.

A autarquia idanhense refere que o município esteve representada pelo investigador António Catana e por Alexandre Gaspar, da Câmara Municipal.

Durante a assembleia, foi decidido que o III Congresso da Rede Europeia será realizado em Ovar e Santa Maria da Feira, em outubro de 2025. Este evento, que ocorre de dois em dois anos, tem como objetivo aprofundar a dimensão europeia deste património, comum e diverso. O encontro reúne especialistas de diferentes nacionalidades e áreas de estudo para contribuir para o intercâmbio e cooperação científica desta tradição.

Entre outros temas, a reunião também abordou assuntos como a aprovação do orçamento e plano de trabalho para o ano de 2025, bem como as linhas de atuação e ações a serem desenvolvidas pela Rede e pelo seu Comité Científico, cujos cargos foram recentemente renovados sob a coordenação do português Rui Ferreira.