Idanha inspira a declaração de compromissos “Uma Saúde, Um Planeta”

Idanha inspira a declaração de compromissos “Uma Saúde, Um Planeta”

Uma declaração de compromissos inédita, subscrita por representantes de 23 países e regiões de todos os continentes, é o principal resultado do 2º Congresso Mundial das Bio-Regiões, inserido no programa da 24ª Feira Raiana, em Idanha-a-Nova.

Durante três dias, 29 a 31 de julho, os oradores e os participantes debateram a temática “Uma Saúde, Um Planeta” para definir um conjunto de prioridades e compromissos no âmbito da sustentabilidade para os próximos cinco anos.

A autarquia explica que a declaração foi assinada em Idanha-a-Nova, atual detentora do prémio para Melhor Bio-Região da Europa, e vai servir de guia para promover o desenvolvimento da Rede Internacional de Bio-Regiões em todo o mundo.

Na ocasião, o presidente da autarquia idanhense referiu que “este é um movimento muito positivo em torno do futuro do Planeta”. Armindo Jacinto acrescentou que na vila raiana esteve reunido “o mundo da sustentabilidade, numa troca de conhecimentos e de boas práticas entre Bio-Regiões, com vista a continuarmos o bom desenvolvimento desta estratégia de sustentabilidade ambiental, social e económica”.

Entre as conclusões do 2º Congresso Mundial das Bio-Regiões estão a adoção de políticas de inclusão e empoderamento de jovens e mulheres; a necessidade de reivindicar a dignificação e valorização dos agricultores; a divulgação das melhores práticas agroalimentares; a consolidação de uma ligação mais saudável entre as populações urbanas e rurais; a importância da adaptação das estratégias às realidades locais e o seu envolvimento na definição de planos de ação.

Durante estes dias, enfatizou-se ainda o contributo do turismo sustentável para a dinamização da economia rural, de forma a impulsionar a inovação e a criação de emprego, atraindo mais jovens e investimento para as áreas rurais.