A Orquestra Sem Fronteiras apresenta o 11° Encontro Ibérico para a Música na Infância, em parceria com o município de Idanha-a-Nova, este sábado, 25 de outubro, no Centro Cultural Raiano.
À semelhança das suas anteriores edições, esta ação de formação irá incidir sobre metodologias pedagógicas aplicadas à educação de música, tendo como principal objetivo incentivar a incorporação destas práticas em contextos escolares, e assumindo como ponto de partida a filosofia e o conceito de educação musical de Zoltán Kodály.
A organização refere que esta edição tem como foco principal o conceito de “música e movimento”. Abordam-se diferentes formas de como pode o movimento contribuir para o desenvolvimento de variadas competências musicais, e ainda formas de o integrar, tanto na forma de movimento livre como dirigido, em contexto letivo e em diferentes etapas de desenvolvimento infantil.
Neste âmbito, será lançado o livro referente aos 10 Encontros Ibéricos para a Música na Infância. Esta publicação, editada em língua portuguesa e espanhola, reúne exemplos de repertório — canções infantis, tradicionais ou obras de referência de música erudita — e os jogos ou atividades musicais associadas, que figuraram nos vários Encontros.
O Encontro é aberto a todos aqueles que lidam com crianças e jovens e/ou tenham especial interesse em pedagogia musical. A participação é gratuita, mas limitada a 25 vagas.