Idanha-a-Nova é o 5º município, a nível nacional, com melhor reputação entre as câmaras municipais no Portal da Queixa, o que revela um índice de satisfação muito positivo na gestão de reclamações.
O ranking tem por base os valores do Índice de Satisfação, que expressam de forma objetiva o desempenho das marcas/entidades no Portal da Queixa, com base na interação dos utilizadores que efetuaram reclamações.
A autarquia conta que, com uma taxa de resposta de 100% e uma taxa de solução de 80%, o Município de Idanha-a-Nova tem uma avaliação global de 81,6/100, o que garante uma classificação de nível “Óptimo” e o selo de “Marca Recomendada”.
No universo global dos municípios portugueses, o Município de Idanha-a-Nova considera que é “uma posição que interessa destacar por demonstrar a preocupação do Município em dar resposta aos problemas apresentados por munícipes e visitantes, procurando ir sempre ao encontro de uma solução”.
Lançado em junho de 2009, o Portal da Queixa é um marketplace de reputação que permite pesquisar, reclamar e comparar qualquer marca gratuitamente, possibilitando o diálogo, feedback e a partilha de experiências, com vista ao entendimento e à resolução das reclamações dos cidadãos (desde consumidores a munícipes).
Atualmente, o Portal da Queixa é visitado por milhões de portugueses todos os meses. 98% dos visitantes procuram a plataforma para comunicar diretamente com outros consumidores, marcas e entidades públicas, bem como, comparar o ranking das marcas com base no seu Índice de Satisfação disponível ao consumidor, o que revela que a plataforma é mais do que um local para reclamar, é o barómetro da reputação das marcas.