GNR promove “Desporto em Segurança”

Detido por crime de uso de documento de identificação alheio O Comando Territorial de Castelo Branco da GNR, através do Destacamento de Trânsito de Castelo Branco, deteve um homem de 40 anos por uso de documento de identificação alheio no tacógrafo, no concelho de Vila Velha de Ródão. Durante a fiscalização de um veículo pesado de mercadorias, os militares da GNR, ao analisarem os documentos do suspeito, constataram que este estava a utilizar o cartão tacográfico de outro condutor, explica esta força de segurança. Desta forma, o suspeito conseguia ultrapassar os limites legais de tempo de condução, alternando o seu cartão pessoal com o de outro condutor, permitindo assim a continuidade da condução sem respeitar os períodos obrigatórios de descanso estabelecidos por lei. Esta prática, além de contrariar as normas de segurança rodoviária, tinha como objetivo aumentar a produtividade da empresa, burlando simultaneamente a fiscalização, diz a GNR. No decorrer da ação, foi apreendido o cartão tacográfico utilizado indevidamente, pertencente a outro condutor. O suspeito foi constituído arguido, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Castelo Branco.

A GNR promove até domingo, 4 de junho, “Desporto em Segurança | Crescer com Fair-Play”, uma operação de prevenção e sensibilização, dirigida aos praticantes de atividades desportivas (escolar e não escolar), encarregados de educação, adeptos, agentes desportivos e escolares, com a finalidade de prevenir e fomentar uma maior consciencialização para a necessidade de erradicar todas as formas de violência no desporto e assim contribuir para um ambiente seguro nos espetáculos desportivos e nas escolas.

O desporto assume um papel de destaque na sociedade, que, sendo transversal à mesma é por isso, considerado como o seu reflexo. A GNR refere que o desporto congrega um conjunto de valores (respeito, fair-play, tolerância, espírito de equipa, disciplina, verdade, entre outros), sem a presença dos quais perderia todo o seu pendor educativo. Nesse sentido “importa salvaguardar o direito à prática desportiva saudável, criando as condições, necessárias para o efeito, nas quais se destacam a segurança”.

Assim, através de ações de sensibilização, a GNR procura apelar à não violência no desporto que pode assumir a forma verbal, física, de exclusão ou simbólica, bem como não ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos, de forma a possibilitar a realização dos mesmos com segurança, procurando sensibilizar a população para o fenómeno da violência, promovendo os valores éticos do desporto, como a cooperação; o respeito, a solidariedade e a tolerância.