GNR efetuou 12 detenções na passada semana

Detido por crime de uso de documento de identificação alheio O Comando Territorial de Castelo Branco da GNR, através do Destacamento de Trânsito de Castelo Branco, deteve um homem de 40 anos por uso de documento de identificação alheio no tacógrafo, no concelho de Vila Velha de Ródão. Durante a fiscalização de um veículo pesado de mercadorias, os militares da GNR, ao analisarem os documentos do suspeito, constataram que este estava a utilizar o cartão tacográfico de outro condutor, explica esta força de segurança. Desta forma, o suspeito conseguia ultrapassar os limites legais de tempo de condução, alternando o seu cartão pessoal com o de outro condutor, permitindo assim a continuidade da condução sem respeitar os períodos obrigatórios de descanso estabelecidos por lei. Esta prática, além de contrariar as normas de segurança rodoviária, tinha como objetivo aumentar a produtividade da empresa, burlando simultaneamente a fiscalização, diz a GNR. No decorrer da ação, foi apreendido o cartão tacográfico utilizado indevidamente, pertencente a outro condutor. O suspeito foi constituído arguido, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Castelo Branco.

O Comando Distrital de Castelo Branco da GNR, no decurso da sua atividade operacional, levou a efeito um conjunto de operações, entre os dias 22 e 28 de julho, que visaram, não só, a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, como também a fiscalização de diversas matérias de âmbito contraordenacional, efetuou 12 detenções.

Segundo a nota da GNR enviada à nossa redação, foram realizadas 714 patrulhas.

Durante este mesmo período, esta entidade de segurança pública registou 45 acidentes de viação; 226 autos de contraordenação; 2.149 condutores foram fiscalizados; e 3.792 veículos foram controlados.