Festival Fora do Lugar regressa em 2026

Festival Fora do Lugar regressa em 2026

Encerrado mais um Fora do Lugar – Festival internacional de Músicas Antigas já se aguarda pela 15ª edição, que está marcado para 2026 ao município de Idanha-a-Nova. Perante uma Catedral de Idanha-a-Velha repleta de público decorreu o concerto de encerramento, onde brilhou o “Wild Strings Trio” (Eslovénia, Eslováquia, França).

Na ocasião, a autarquia idanhense dá conta que a presidente da Câmara Municipal destacou que “a cada ano, temos o privilégio renovado de assistir a encontros únicos, em que a música, a arte, a natureza e as tradições se cruzam e reforçam o que é comum e querido a todos nós: o território de Idanha-a-Nova”.

Elza Gonçalves frisou eu “somos um povo que acolhe: as pessoas, os projetos, as ideias, os valores. É com esta certeza que reafirmo que este Festival é um espaço de descoberta, de partilha e de identidade. Traz-nos o que de melhor se faz na música, permite-nos beber do seu saber e mostrá-lo às nossas gentes. É deste espírito que se faz Idanha-a-Nova”.

A autarca agradeceu a oportunidade de celebrar este festival junto da comunidade, afirmando “que possamos continuar a unir Idanha-a-Nova através da Música e da Arte”.

Já o diretor artístico do Fora do Lugar, ressaltou que o “festival tem uma ligação direta ao território. Trabalha com as comunidades de todas as idades, adapta-se aos seus ritmos e ocupa os seus espaços e hábitos, e, por vezes, propõe novas ligações, novos acessos e novas portas abertas. Esta proximidade tem ajudado a sustentar um trabalho contínuo assente na cultura, na participação e na continuidade”.

Em 2025, o Fora do Lugar visitou 10 aldeias e a vila do concelho de Idanha-a-Nova, com um total de 25 propostas: concertos, encontros com chá, baile à meia-luz, imagem em movimento, conversas caminhadas, gastronomia, visitas guiadas, música projetada, natureza e atividades educativas. Tudo de acesso gratuito (exceto o Jantar Pobre).

Filipe Faria agradeceu o caminho conjunto feito durante o festival, prometendo regressar no próximo ano.

O Fora do Lugar é um projeto original da Arte das Musas, com o apoio da República Portuguesa – Cultura/Direção Geral das Artes, em parceria com o Município de Idanha-a-Nova/Centro Cultural Raiano, SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e APORDOC/DocLisboa Festival Internacional de Cinema, às quais se junta, este ano, a Culturgest.