Sobreira Formosa, em Proença-a-Nova, volta a receber o Festival do Plangaio e do Maranho, entre 19 e 21 de setembro, um evento que celebra duas das mais emblemáticas iguarias do concelho, acompanhadas por muita música, animação e a presença exclusiva de artesãos e produtores locais.
O festival arranca na 6ªfeira, dia 19, com animações de João Carvalho & Diogo da Gaita, o teatro itinerante da Cia Mimabô, “As velhas do Plangaio” e a energia contagiante de N’ASA, num concerto de tributo ao rock português. A noite termina ao som do eletrizante DJ Kadiv.
No sábado, a festa começa pelas 15h com a Fanfarra Bizarra e segue com o showcooking da chef de cozinha Joana Barrios, a animação teatral itinerante do Teatro Váatão e, à noite, o concerto do inconfundível Toy, seguido de baile pelo grupo Jorge Gonçalves Trio.
Já no último dia de festival, domingo, dia 21, destaque para o grupo de Cavaquinhos do Estreito, o Atelier de Pão de Trigo e Broa de Milho, realizado por responsáveis da Associação da Póvoa, a fanfarra do Váatão e o concerto de Violas para Voz, terminando com o já tradicional fogo preso a encerrar o festival.
Além da programação cultural, o Festival mantém a sua forte ligação à gastronomia e às tradições locais. O Plangaio e o Maranho serão servidos pelas associações da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, acompanhados por outras delícias como filhós, pão, licores, compotas e enchidos, preparados por produtores e artesãos do concelho, refere a autarquia de Proença-a-Nova.
Com a promessa de unir gastronomia, música e tradição, o Festival do Plangaio e do Maranho é já uma referência regional, atraindo todos os anos milhares de visitantes para celebrar os sabores e a cultura de Proença-a-Nova.