A Semana Europeia dos Geoparques percorre 94 territórios da Europa reconhecidos pela UNESCO. No Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO esta celebração dá pelo nome de “Festival da Paisagem” e irá percorrer todo o território entre os dias 18 a 31 de maio.
Proporcionar as melhores experiências de usufruto e valorização da paisagem é o propósito da Naturtejo e dos municípios e entidades que este ano se associaram ao evento.
A Naturtejo refere que este ano o Festival da Paisagem tem início em Penamacor, com as comemorações do Dia Internacional dos Museus. Destaque para a palestra “Saúde e Bem-estar na Vila de Penamacor – espaços físicos dos séc. XVII ao XX” (na Casa da Memória da Medicina Sefardita Ribeiro Sanches). No segundo dia (dia 19), mais uma conversa histórica sobre os “Tempos do Volfrâmio em Oleiros” (no Auditório da Casa da Cultura de Oleiros). No primeiro fim-de-semana, os Geoparques UNESCO Naturtejo e Villuercas-Ibores-Jara fazem a ponte sobre a fronteira para o primeiro curso de formação para professores sobre Paleontologia Transfronteiriça para a Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia. O Parque Icnológico de Penha Garcia e o Geomonumento das Portas de Almourão serão uma vez mais escolas na Natureza para formação de professores.
Já no último fim-de-semana do mês é recheado de doces sabores no Festival da Cereja e do Limão de Montes da Senhora. Na mesma altura decorrem abordagens gastronómicas nas paisagens históricas de Monsanto e de Idanha-a-Velha pelo Chef João Rodrigues em residência. No sábado há uma clássica do pedestrianismo regional com a GeoRota do Orvalho, em pleno Trilho Internacional dos Apalaches. No domingo é dia de percorrer a pé Cerejas aos Montes.
Fora de portas, os Geoparques UNESCO portugueses organizam o seu Encontro anual de 29 a 31 de maio, este ano em Manteigas, terminando assim a edição deste ano.
De referir que nos fins-de-semana do Festival da Paisagem, os restaurantes do concelho de Proença-a-Nova convidam a D’gustar o fruto mais delicioso da época, a cereja, numa iniciativa promocional deste município. Ainda durante o período do Festival da Paisagem, o Centro Ciência Viva da Floresta acolhe a exposição “O Ouro – Da Formação do Universo à Conquista do Espaço”. Esta exposição liga os processos que decorrem na superfície do nosso sol com espaços no território do Geopark Naturtejo, como as antigas minas de ouro ao longo do Ocreza.