Castelo Branco Moda está de volta na 6ªfeira, 16 de maio, às 21h30, no Aeródromo Municipal de Castelo Branco, integrado na programação do Beiras Airshow, numa organização da Câmara Municipal e pelo IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Este ano, a atriz Fernanda Serrano será a embaixadora do evento e vai participar num momento especial do Desfile de Moda. Nesta edição irão ser apresentados os trabalhos de 54 alunos finalistas da licenciatura em Design de Moda e Têxtil (30) e do mestrado em Design do Vestuário e Têxtil (24) da ESART – Escola Superior de Artes Aplicadas -, de Castelo Branco. E ainda os três vencedores do concurso nacional “O Bordado de Castelo Branco Moda”.
Durante a apresentação do Castelo Branco Moda 2025, o presidente da Câmara Municipal explicou que, integrado no festival aéreo, “num âmbito mais alargado”, com mais espaço e lotação, transformando o hangar num palco de criatividade e espetáculo têxtil. Leopoldo Rodrigues referiu que o evento é sempre um momento de grande significado do Bordado de Castelo Branco, de Castelo Branco e do IPCB.
Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, disse também que este é um bom momento para os alunos e das suas famílias.
A opinião é partilhada pelo presidente do IPCB, que acrescentou que esta é uma oportunidade para os alunos estarem e perceberem de melhor forma o contexto de trabalho.
António Fernandes destacou a relevância que a área da moda tem para o Politécnico de Castelo Branco.
António Fernandes, presidente do IPCB, mostrou-se orgulhoso pelo trabalho que vai ser apresentado no Castelo Branco Moda 2025, assim como os próprios alunos “se devem sentir”.
Presente na conferência de imprensa esteve também a representante da Câmara de Castelo Branco que preside o Júri e, em caso de empate, terá voto de qualidade. Sónia Abreu informou que “a maioria dos participantes são da ESART, mas já aparecem participações de outros pontos do país, demonstrando o alcance deste evento, que vai além da nossa cidade e o objetivo é projetá-lo ainda mais”.
E ainda a docente da ESART, Ana Margarida Fernandes, destacou a “grandeza do concurso”, que reúne “uma equipa multidisciplinar, com todos os professores e alunos envolvidos”, sendo este desfile “um momento importante e uma grande oportunidade para os alunos”.
De referir ainda que os momentos musicais do desfile também são desenvolvidos por alunos e professores da ESART, da licenciatura e mestrado em Música.
Ricardo Pires Coelho