A Feira Raiana está de regresso a Idanha-a-Nova a partir desta 6ªfeira, 26 de julho, e decorre até 4 de agosto, com 5 palcos, mais de 25 concertos e mais de 50 chefs para celebrar a sustentabilidade, cultura e diversidade.
A 24ª edição tem como tema “Uma Saúde, Um Planeta” e vai celebrar a cultura raiana, com um vasto conjunto de propostas ao longo de 10 dias.
Idanha-a-Nova é um território com três classificações da UNESCO e, neste contexto, na programação do certame vai realizar-se 2º Congresso Mundial de Bio-Regiões (29 julho a 2 de agosto), que inclui participantes de todo o mundo, com representantes dos 5 continentes da Rede de 1300 Bio-Regiões (Global Alliance Organic District), envolvendo entidades do setor agro-biológico.
Quanto ao cartaz, esse é repleto de música e animação. Pelos 5 palcos da Feira, irão passar nomes como Orquestra Bamba Social & Tiago Nacarato e Bárbara Labres (26 de julho), Moços do Adro e Ana Isabel Arroja (27 de julho), Maro e Sara Correia (28 de julho), Marta Pereira da Costa e Resistência (29 de julho), André Amaro e Syro (30 de julho), Los Romeros e João Pedro Pais (31 de julho), HMB e Kura (1 de agosto), Os Quatro e Meia e Bateu Matou (2 de agosto), David Bustamante e Wilson Honrado (3 de agosto) e, no último dia, o programa conta com um concerto da banda União Portuguesa e da Filarmónica Idanhense.
Além dos concertos, o programa conta ainda com mercado de produtores locais e biológicos, artesanato, folclore, fado, flamenco, animação de rua, exposição de raças autóctones e equestres, gala equestre e muito mais.
Ao longo dos vários dias, a gastronomia estará presente num palco por onde vão passar muitos dos principais Chefs de cozinha.
Este ano, o Arrebita Idanha Bio é outro dos ingredientes da Feira Raiana, que irá contar com a presença de mais de 50 Chefs nacionais e internacionais, entre os quais Ljubomir Stanisic, Marlene Vieira, Gil Fernandes, Pedro Pena Bastos e Tiago Bonito. Todos os pratos do espaço Arrebita Bio têm um valor único e transversal, de 7€.
Também durante os 10 dias da Feira Raiana irão acontecer, em simultâneo, a Agrifood Summit Powered by SFT-EDIH; a celebração do Centenário da Agricultura Biodinâmica; o 2º Encontro Doan – Drylands Organic Agriculture Network; e ainda um seminário da Plataforma Municipal ODS Local – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Quanto à entrada, este ano, o bilhete diário custa 10€. No entanto existem várias modalidades a preços reduzidos e a possibilidade de todos poderem entrar no recinto de forma gratuita.