Chegou ao fim a edição de 2024 da edição “Fados no Largo”, iniciativa do Município de Oleiros que levou concertos a 14 localidades do concelho. A programação começou a 9 de junho na Madeirã e terminou a 28 de setembro, no Sobral.
O objetivo desta iniciativa, diz a autarquia, é promover concertos de Fado nos locais mais desprovidos de atividades culturais. Nesse sentido, o vice-presidente da Câmara de Oleiros destaca que “este ano levámos o “Fados no Largo” ao Pião, à Amieira, a Sardeiras de Baixo ou Vilar-Barroco, por exemplo”.
Paulo Urbano acrescenta que a música tem uma ótima receção junto das pessoas e que “os fadistas e os músicos enchem de vida os largos das igrejas, as eiras, os espaços ao ar livre onde outrora se faziam os bailes, as mondas, as desfolhadas, onde se reuniam as pessoas. São por isso espaços de boas memórias para as populações e que voltam a ganhar vida durante estes meses em que regressam os filhos, os netos, em férias”.
A iniciativa acontece anualmente nos meses de verão, precisamente “quando regressam os nossos emigrantes” e assim vai continuar, adianta Paulo Urbano, anunciando uma nova edição no verão de 2025.
“Fados no Largo” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Oleiros e tem o apoio das Juntas de Freguesia.