O projeto Experimenta Paisagem “Landscape Together” foi inaugurado em Cunqueiros, concelho de Proença-a-Nova, numa cerimónia que contou com a presença de várias entidades, entre as quais, a ministra da Coesão Territorial, assim como habitantes desta aldeia que acolheu uma das obras de arte na paisagem já existentes no concelho proencense e na região.
Este projeto é apoiado pelo programa Europa Criativa 2022, com um financiamento de 999.960€ e a cooperação de 17 parceiros internacionais (provenientes de Espanha, França, Alemanha, Itália e Bélgica) no território piloto, o centro interior de Portugal, facto destacado pela governante, que traduziu livremente Landscape Together, afirmando que “de uma forma muito simplista é o território unido e faz muito sentido estarem aqui estas entidades”.
Se no primeiro projeto realizado no território, o Cortiçada Art Fest que envolveu a MAG – Marques de Aguiar, a Direção Regional de Cultura do Centro e os municípios de Proença-a-Nova, Sertã e Oleiros, neste Experimenta Paisagem “Landscape Together” participam ainda os municípios de Pedrógão Grande e Idanha-a-Nova, havendo a perspetiva de ampliar a intervenção para todo o Pinhal Interior, é referido em nota.
Ana Abrunhosa disse que “não há desenvolvimento sem cultura”, adiantando que defendeu a valorização do território a partir de uma necessária reinvenção face à realidade, em que é possível ter menos habitantes, mas “não é possível abandonar os territórios”. Projetos desta natureza, criativos e inovadores, reforçam este objetivo de potenciar a região e as suas comunidades.
Jorge Brandão, da Comissão de Coordenação Regional do Centro, destacou a capacidade de diferenciação que o projeto potencia, sempre acompanhada com as características inerentes do território, a floresta e as suas principais atividades económicas, por forma a que estes recursos “tragam valor para o território”. Susana Menezes, diretora da Direção Regional de Cultura do Centro, falou da cicatriz criada com os incêndios de 2017 e que potenciou o Cortiçada Art Fest. Já Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, considerou que este projeto é importante do ponto de vista turístico, para superar os mais de 7 milhões de turistas que visitaram a região centro em 2022, até porque está inserido no “novo luxo do século XXI”, procurado por quem paga “para ter silêncio, espaço, tempo, segurança. Hoje o novo turismo do novo luxo que se procura globalmente é o que vocês aqui têm”. Por sua vez, João Lobo, presidente da Câmara de Proença-a-Nova, falou do fator de atratividade da arte e também a transmissão de conhecimento que a esta permite, envolvendo sempre as pessoas locais e entidades diferentes: “a arte tem essa condição de unir e de gerar riqueza”.
Entre esta 6ªfeira e domingo, 2 a 4 de junho, é realizado o lançamento do projeto Landscape Together nos municípios que integram o projeto.