Evocados os valores de Abril na Assembleia Municipal

Evocados os valores de Abril na Assembleia Municipal
Fotografia: Ricardo Pires Coelho

Os valores de Abril foram evocados durante a habitual Assembleia Municipal de Castelo Branco que assinala o 25 de Abril de 1074.

Esse foi ponto assente e realçado por todos os intervenientes da Sessão Solene Comemorativa dos 51 anos da Revolução dos Cravos, que, este ano, que decorreu no Cine-Teatro Avenida.

Após um minuto de silêncio pela morte do Papa Francisco, o presidente da Assembleia Municipal começou por referir que esta é uma data que “reconhece a importância do 25 de Abril para a democracia em Portugal”. Jorge Neves assegurou que este é um momento de honrar os antepassados, que deixaram um legado, e que são a influência do futuro.

Já o presidente da Câmara de Castelo Branco afirmou que neste dia “assinala-se a coragem de um povo”. Leopoldo Rodrigues referiu que são “51 anos de motivo de comemoração e exaltação, mas também de encerramento de perigos inerentes à passagem dos tempos”.

Face à censura que era sentida na época, o presidente da Câmara de Castelo Branco recordou que “era normal que a oposição fosse mais sublime”.

Leopoldo Rodrigues considerou que não devemos comparar os tempos atuais com o tempo vivido em ditadura, “queremos, podemos fazer mais e melhor”, e que foram dados saltos de gigantes nos direitos e qualidade de vida dos portugueses.

O autarca referiu que o poder local tem que fazer sempre mais e melhor, porque problemas irão sempre surgir. Por isso, “estamos abertos ao escrutínio e à crítica”.

A sessão contou ainda com intervenções dos partidos e movimentos com assento na Assembleia Municipal de Castelo Branco, que realçaram os valores e as conquistas alcançadas com a Revolução dos Cravos, assim como a importância e crescimento do poder local para o desenvolvimento da região.

Após os discursos foi apresentado um documentário intitulado “AMCB – 7-13-49-630”, uma retrospetiva dos últimos 49 anos de democracia e do poder local.

A terminar, foram homenageados todos os presidentes da Assembleia Municipal de Castelo Branco, desde 1979 até 2025.

Ricardo Pires Coelho