A Escuderia Castelo Branco, com o apoio da Federação Internacional de Motociclismo e Federação Portuguesa de Motociclismo, realizou com “muito sucesso” o Training Camp Escuderia Castelo Branco, durante a semana da sustentabilidade da Federação Internacional de Motociclismo 2023, superando as expectativas de todos os participantes e público presente que encheu o Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco.
De acordo com a organização, crianças e jovens entre os 4 e os 19 anos, que vieram de todo o país e de Espanha, puderam assistir a palestras de comissários ambientais (Marta Jesus e Nelson Matos) e Sérgio Serra e Marta Fazendeiro, sobre sustentabilidade, primeiros socorros e antidoping. Tiveram ainda a representação das Comissões de Enduro e de Super Moto da Federação Portuguesa de Motociclismo.
Os participantes tiveram a possibilidade de praticar Enduro e Super Moto com os convidados especiais, os pilotos internacionais Joana Gonçalves (Enduro) e Sérgio Rego (Super Moto).
A Escuderia Castelo Branco explica que este Training Camp com pilotos internacionais foi totalmente gratuito para crianças e jovens para que todos pudessem ter as mesmas oportunidades, independentemente da situação económica ou social, promovendo assim a sustentabilidade e o motociclismo entre os mais novos, englobando a preservação do ambiente nas competições, a separação de resíduos, alimentação saudável, primeiros socorros, e antidoping.
Ao mesmo tempo decorreu ainda, a habitual Escola de Enduro com o instrutor Pedro Saúde onde os mais velhos também puderam aproveitar para treinar, tendo ainda havido uma competição Contra Relógio, onde o grande vencedor foi Diogo Sequeira.
Este projeto contou ainda com várias parceria, como Município de Castelo Branco, Junta de Freguesia de Castelo Branco e com a Valnor, sendo considerado um ECO Evento onde os resíduos reciclados recolhidos no dia, irão reverter com fundos para a Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco.
Depois de vencer em 2022 o Troféu Ambiental da FIM, a Escuderia Castelo Branco refere que superou a expectativas ao evoluir o projeto criado no ano passado e continua a contribuir positivamente para o programa de desenvolvimento sustentável 2030.