Escolas do distrito recolheram mais de 12 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados no último ano letivo

Escolas do distrito recolheram mais de 12 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados no último ano letivo

As nove escolas do distrito de Castelo Branco que participaram ativamente na 14ª edição da “Escola Electrão” recolheram mais de 12 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados no último ano letivo.

Segundo o Electrão, sete escolas do distrito conquistaram cheques-prenda com um valor global de 1.500€ que vão poder ser trocados por novos equipamentos elétricos.

Neste último ano letivo, no distrito de Castelo Branco houve 12 escolas inscritas, das quais nove participaram ativamente e sete delas conquistaram cheques-prenda. Do concelho de Castelo Branco houve três escolas ativas (Escola Secundária Nuno Álvares, Escola Básica Professor Doutor António Sena Faria de Vasconcelos e Escola Básica e Secundária de Alcains), da Covilhã houve três (Escola Básica n.º 2 de Paúl, Escola Secundária Campos de Melo e Escola Secundária Quinta das Palmeiras), Belmonte uma (Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral), Fundão uma (Escola Secundária de Fundão), e ainda Sertã uma (Instituto Vaz Serra). Quanto a números, no total do distrito foram recolhidas 11.395kg de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, 450g de lâmpadas; e 265kg de pilhas, resultando em 1.500€.

Para o diretor geral do Electrão de Elétricos e Pilhas, a Escola Electrão assume-se, ano após ano, como um canal privilegiado de educação para a cidadania que reforça a mensagem sobre a necessidade de encaminhar corretamente para reciclagem pilhas, baterias e equipamentos elétricos usados, por questões de saúde pública e proteção ambiental. Por outro lado, Ricardo Furtado afirma que “é uma campanha que tem já um peso significativo nos resultados globais apresentados pelo Electrão”.