Uma equipa da Escola Cidade de Castelo Branco foi selecionada para participar na final do Concurso Nacional de Inovação na Escola 2024. A equipa é constituída pelos alunos Mariana Reino, Rafael Furtado e Rita Capinha, orientados pelas professoras Anabela David e Florinda Carrega.
Em nota, o Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, de Castelo Branco, explica que o júri selecionou um conjunto de 25 equipas regionais (NUTS2), os finalistas, que estão convidados para o evento final, no qual serão escolhidos os vencedores nacionais por ciclo de escolaridade. A equipa de Castelo Branco foi a única do distrito a ser apurada para a final nacional.
Para a fase final deste concurso foram selecionados os projetos que promovem e reconhecem a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor de alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário e profissional.
A final está marcada para 22 de abril, no Auditório José Mariano Gago, no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, em Lisboa, em celebração do Dia Mundial da Criatividade e da Inovação.
Mas, a decorrer até 29 de março está um Programa de Mentoria, em formato online, de modo a poder melhorar o potencial dos projetos apresentados e trabalhar o pitch de 3 minutos que irão realizar perante o Grande Júri. Cada equipa terá o apoio de um Mentor.
A Agência Nacional de Inovação e a Ciência Viva reconheceram o esforço da equipa da escola e encorajaram o seu progresso, estando confiantes de que a participação da Escola Cidade de Castelo Branco neste concurso muito irá contribuir para a formação dos nossos alunos e para lançar as sementes para criar uma verdadeira cultura de inovação em Portugal.