O IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – continua a reforçar a sua presença internacional através de programas de mobilidade.
Pedro Torres, docente da Escola Superior de Tecnologia, realizou uma mobilidade Erasmus+ ICM na Batumi Shota Rustaveli State University (BSU), na Geórgia.
Durante a mobilidade, o IPCB conta que o docente dinamizou um conjunto de atividades académicas e institucionais. No âmbito do ensino, ministrou duas palestras dirigidas aos alunos do 3º e 4º ano e aos alunos do 1º e 2º ano de diferentes licenciaturas da Escola Superior de Tecnologia da instituição da Giórgia. Os temas abordados incidiram sobre a digitalização da indústria, com um forte enfoque na automação, robótica e inteligência artificial. Além disso, foram apresentados projetos de investigação em curso no IPCB relacionados com a temática da Indústria 4.0 e a transição para a Indústria 5.0, promovendo a troca de conhecimentos e experiências entre as duas instituições.
Além das atividades letivas, a mobilidade permitiu conhecer os processos organizacionais e de investigação da Universidade da Giórgia. No âmbito institucional, foram realizadas reuniões com diretor de Escola, docentes e pessoal técnico do Gabinete de Relações Internacionais, com o objetivo de estreitar novas parcerias e fomentar intercâmbios futuros de mobilidade.
Para o IPCB, este intercâmbio representou uma importante oportunidade para reforçar os laços bilaterais entre as instituições, promovendo uma aproximação estratégica à Europa e criando possibilidades de cooperação no domínio da investigação e do ensino superior.