Equipa FUSILLI de Castelo Branco marcou presença em reunião realizada na Itália

A equipa FUSILLI de Castelo Branco marcou presença em Turim, Itália, numa reunião que contou com os 34 parceiros europeus deste projeto, com o intuito de discutir o progresso do projeto financiado pelo programa de Investigação e Inovação da Comissão Europeia, Horizonte 2020.

O CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar -, com sede em Castelo Branco, explica que o projeto FUSILLI tem como objetivo implementar sistemas alimentares mais sustentáveis, saudáveis, inclusivos e justos em áreas urbanas e na sua proximidade. Para atingir este objetivo e enfrentar os desafios, o FUSILLI criou uma rede de partilha e aprendizagem com 12 cidades europeias, nas quais Castelo Branco é a única cidade portuguesa participante. As cidades têm poderes para implementar políticas e ações inovadoras e personalizadas, em linha com as prioridades do FOOD2030. Para esta transformação dos sistemas alimentares, estão a ser criados um ou mais laboratórios vivos em cada cidade, chamados de “Living Labs”.

Os parceiros reúnem-se a cada seis meses em cada uma das cidades europeias participantes para delinear estratégias, realizar workshops, consolidar alianças, e principalmente conhecer o ecossistema local e as diferentes estratégias implementadas por cada país parceiro. Desta vez foi na cidade de Turim, Itália.

O Município local organizou um conjunto de reuniões informativas que proporcionou a mais de 50 parceiros de toda a Europa descobrir os esforços diversificados e notáveis de Turim para melhorar seu sistema alimentar local e compartilhar esse conhecimento.

A próxima reunião de todo o consórcio FUSILLI está marcada para 13 a 15 de novembro e vai realizar-se em Castelo Branco. A organização está a cargo dos 3 parceiros locais do FUSILLI, sendo eles, o Município de Castelo Branco, o CATAA e a InovCluster, com o apoio do líder do projeto, a Fundacion CARTIF (Espanha).