Época balnear já começou no concelho proencense

Época balnear já começou no concelho proencense

As praias fluviais da Fróia, do Malhadal e da Aldeia Ruiva, as zonas balneares de Alvito da Beira e Cerejeira e as piscinas públicas de Pedra do Altar e São Pedro do Esteval são os espaços balneares do concelho de Proença-a-Nova que estão disponíveis para acolher os veraneantes durante a época balnear até 11 de setembro.

Com as temperaturas elevadas que se têm feito sentir e que irão continuar nas próximas semanas, de acordo com as previsões, espera-se que estes sejam locais bastante procurados durante julho e agosto, refere a autarquia proencense.

No caso da Fróia, que fica sem água suficiente para encher a praia fluvial nos anos em que os verões são mais quentes e a pressão hídrica maior, a Câmara Municipal decidiu construir um segundo açude a uma cota inferior, mais próximo da zona do solário junto ao moinho em pedra de xisto, para garantir que esta zona terá água durante toda a época balnear, caso os piores cenários se vierem a cumprir.

A autarquia já delineou um plano de intervenção, que aguarda luz verde por parte da Agência Portuguesa do Ambiente, a quem compete a gestão dos recursos hídricos, que passa por construir uma segunda comporta no açude principal, mas a uma cota muito superior.

João Lobo, presidente da Câmara de Proença-a-Nova explica que “hoje o açude tem pouco mais de quatro metros e passará a ter cerca de dois metros, reduzindo substancialmente o volume de água necessário para encher a praia fluvial”. Será ainda construída uma segunda zona de solário em frente ao moinho, na outra margem. Uma outra solução para resolver as perdas de água passará por impermeabilizar o fundo da piscina e as suas laterais, ainda que esta possibilidade não esteja ainda totalmente fechada, face à opção por um leito naturalizado.

No caso da Praia Fluvial do Malhadal, só será instalado um módulo do Fluvifun – Parque Aquático devido à dificuldade dos mergulhadores encontrarem os restantes maciços que suportam este equipamento e lhe dão a estabilidade e segurança necessárias. Nesse sentido, no final da época estival, o açude será aberto no sentido de proceder à limpeza do leito da ribeira da Isna. Haverá, no entanto, reforço das canoas e pranchas de paddle para a prática destes desportos neste espelho de água.