Os prémios da edição de 2025 do Concurso de Presépios de Idanha-a-Nova foram entregues numa cerimónia que decorreu, no Centro Cultural Raiano, e que celebrou a criatividade de escolas, instituições e comerciantes do concelho.
Nesta entrega de distinções, o vice-presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, disse que “mais uma vez, tivemos o privilégio de assistir à participação de setores da nossa sociedade que são verdadeiros pilares na dinamização do concelho de Idanha-a-Nova e também na sua vivência e na sua preservação”, refere a autarquia.
O concurso foi promovido pelo município e foi direcionado para instituições, associações, comerciantes, escolas, Jardins de Infância e Creches do concelho idanhense.
Vítor Mascarenhas agradeceu a participação de todos, considerando que “todas estas entidades são determinantes para os idanhenses e suas famílias, para os negócios locais, para a vida diária de todos os munícipes e são por isso muito valorizadas por todos nós”.
Por sua vez, o Padre Adelino Américo Lourenço reiterou a importância do “povo idanhense”, afirmando que “somos um povo com identidade própria”. E foi, de acordo com o pároco, este mesmo “povo de Idanha que confiou à sua gente nova a construção do seu futuro.
Em nome do júri do concurso de presépios 2025, Susana Silva deu os parabéns a todos os participantes pela “dedicação, onde a arte popular ganhou vida em cada presépio”. A responsável revelou que “a missão do júri, embora desafiadora, foi verdadeiramente gratificante, pois deparámo-nos com um mar de talento e criatividade que nos tocou profundamente, onde cada obra revelou um cuidado e uma paixão únicos”.
A autarquia de Idanha-a-Nova frisa que o concurso foi mais uma vez um sucesso, mobilizando escolas, jardins de infância, instituições, associações e comerciantes de todo o concelho, à semelhança das recentes edições. E, tal como já é habitual, o evento contou com os indispensáveis cantares tradicionais das Adufeiras de Idanha, e com um momento de convívio de todos os presentes que desfrutaram de bolo-rei e vinho do Porto.
Classificação
Categoria: Escolas e Jardins de Infância
1º – MASCAL – Jardim de Infância
2º – JI Termas de Monfortinho
3º – Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro
4ª – Complexo Escolar do Ladoeiro
Menções Honrosas
Complexo Escolar de Monsanto
EB1 JI Penha Garcia
EPRIN – Escola Profissional da Raia de Idanha-a-Nova
Categoria: Instituições, Associações e Comerciantes
1º – Filarmónica Idanhense – USIN Oledo
2º – Meu Super – Idanha-a-Nova
3º – Santa Casa da Misericórdia de Idanha-a-Nova
4º – Santa Casa da Misericórdia dos Rosmaninhal
Menções Honrosas
Centro de Dia de Proença-a-Velha
Centro Social e Paroquial S. Miguel D’Acha
Confraria de Nossa Senhora do Almortão
Filarmónica Idanhense – USIN Rosmaninhal
Igreja Matriz do Rosmaninhal
Junta de Freguesia de Oledo
Paróquia de Monfortinho
União de Freguesias de Zebreira e Segura – Segura
União de Freguesias de Zebreira e Segura – Zebreira