“Entre Fios – Vidas e Memórias, Bordando a Criatividade” reinventa a tradição do bordado e cria peças únicas e inovadoras

“Entre Fios - Vidas e Memórias, Bordando a Criatividade” reinventa a tradição do bordado e cria peças únicas e inovadoras

O “Entre Fios – Vidas e Memórias, Bordando a Criatividade”, que está a decorrer durante esta semana, 5 a 9 de maio, em Castelo Branco, pretende reinventar a tradição do bordado, unindo o passado e o presente através de linhas e texturas, num intercâmbio cultural entre Portugal e Brasil.

O evento é destinado a bordadeiras cujos municípios fazem parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria do Artesanato e das Artes Populares, onde Castelo Branco e João Pessoa (Paraíba, Brasil) estão inseridos. A autarquia albicastrense refere que esta rede une cidades de todo o mundo e visa promover a cooperação entre lugares que reconhecem a criatividade como pilar essencial do desenvolvimento sustentável.

A Fábrica da Criatividade está a ser o local de um workshop que conta com a participação de 10 bordadeiras, sendo 6 portuguesas (de 3 eixos diferentes do Município de Castelo Branco: 2 da comunidade, 2 do Centro de Interpretação do Bordado e 2 recém-formadas no curso ministrado pelo IEFP) e 4 brasileiras (3 do Estado da Paraíba e 1 do Estado de Alagoas), que se encontram a trocar experiências e a demonstrar e a ensinar pontos tradicionais dos bordados das suas respetivas cidades.

Esta semana de trabalhos dará origem à criação de 7 peças únicas que juntam técnicas do Bordado de Castelo Branco e do Bordado do Nordeste Brasileiro e que farão parte de uma exposição que será inaugurada esta 6ªfeira, 9 de maio, às 16h30, na Biblioteca Municipal António Salvado. Trata-se de uma exposição itinerante, que irá percorrer os países que fazem parte do Iberoarte, e estas peças também irão abrir o desfile do evento “Castelo Branco Moda”.