Entidades da região Centro unidas pela cibersegurança

Entidades da região Centro unidas pela cibersegurança

A CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa – recebeu a apresentação do CCC-C – Centro de Competências em Cibersegurança do Centro.

O projeto tem um investimento de 1,1 milhões de euros e resulta de um consórcio entre as Universidades de Aveiro e da Beira Interior, os Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Leiria e Tomar, o Instituto de Telecomunicações e o Polo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica.

Esta rede pretende dar apoio e resposta na cibersegurança, de forma gratuita, e tem como público-alvo as entidades abrangidas pelo Regime Jurídico de Segurança do Ciberespaço; a Administração Pública; e pequenas e médias empresas.

Joaquim Santos, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, referiu que este contribuir para que as entidades possam sentir-se seguras, trabalhando em rede.

RM – CIMBB – CCC-C-1

Um caminho que não será fácil, considerou Joaquim Santos, do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Já João Carvalhinho, secretário-executivo da CIMBB, referiu que estes são os primeiros passos, mas que a participação da CIMBB é fundamental para o crescimento do Centro de Competências em Cibersegurança do Centro.

RM – CIMBB – CCC-C-2

João Carvalhinho, secretário-executivo da CIMBB, sobre o papel da CIMBB ao integrar este projeto de unir os municípios que a integram nesta rede.