A USALBI – Universidade Sénior Albicastrense – assinalou o encerramento do ano letivo 2024/25 com um programa extenso de atividades que decorreu ao longo de todo o dia, envolvendo mais de 400 pessoas em diferentes momentos de celebração, convívio e expressão cultural.
As comemorações tiveram início na Praça 25 de Abril, em Castelo Branco, com uma sequência de atividades físicas abertas à comunidade, promovendo o bem-estar e a participação ativa: uma Mega Aula de Zumba, seguida de sessões de Chi Kung e Pilates, que contaram com forte adesão do público.
Durante a tarde a programação teve lugar no Cine-Teatro Avenida, que se iniciou com a atuação do Rancho seguida das intervenções institucionais. Arnaldo Braz, diretor da USALBI, e Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, sublinharam o papel relevante da universidade sénior na promoção da aprendizagem contínua e na dinamização da vida cultural local.
O Sarau destacou o trabalho desenvolvido pelo corpo docente e discente ao longo do ano letivo. Subiram ao palco a Camerata, sob orientação do professor Fernando Deghi; o grupo Poetas e Escritores, os Cavaquinhos, o grupo Fadusalbi, as Adufeiras da USALBI e a Tusalbi – Tuna da Universidade Sénior Albicastrense.
O dia terminou com um animado Arraial Popular, na Praça 25 de Abril, que incluiu o desfile da Marcha Popular do Pólo de Alcains, jantar-convívio e momentos de música, baile e animação popular. A noite contou ainda com a atuação de Manuel Emídio, que garantiu um ambiente ainda mais festivo.
Para a USALBI, este encerramento de ano letivo reforça o seu papel ativo e mobilizador na valorização do envelhecimento ativo, da cultura local e da educação para todas as idades.