EIMAD’24 consolida-se no mercado internacional

EIMAD’24 consolida-se no mercado internacional

A ESART – Escola Superior de Artes Aplicadas, de Castelo Branco, foi anfitriã e organizadora do EIMAD’24 – 9º Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design. Ao longo de 3 dias foram apresentados 116 artigos, distribuídos por 15 sessões paralelas e recebidos 389 professores, investigadores, estudantes e profissionais, provenientes dos mais diversos países.

O evento contou com a presença de oradores nacionais e internacionais de renome na área da Música, Artes e Design

O IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – refere que o EIMAD’24 foi um verdadeiro espaço de entendimento e permitiu, não só a construção de pontes a partir de diferentes perspetivas e interdisciplinas, como também a partilha e a disseminação de conhecimento, experiências e saberes, e estabelecer contatos importantes para o presente e para o futuro.

Foi também durante este encontro que foi dada a notícia da aprovação com financiamento da Bauhaus4eu – Aliança Universitária Europeia, consórcio que o IPCB integra com mais 9 instituições de ensino superior estrangeiras, para promover a resiliência, a sustentabilidade, a inclusividade e a beleza das regiões periféricas.

O EIMAD’24 norteou-se por dois pilares. O primeiro foi a Agenda 2030, promovida pela ONU, que prioriza o crescimento sustentável, regenerativo e inclusivo globalmente até 2030. O segundo pilar foi a New European Bauhaus, uma iniciativa criativa e interdisciplinar da Comissão Europeia que reúne designers, arquitetos, artistas, cientistas, engenheiros, especialistas digitais e estudantes para criar pontes entre a ciência, tecnologia, arte e cultura, promovendo sustentabilidade, inclusão e estética para aproximar o Acordo Verde Europeu das pessoas.

O encontro foi promovido a nível internacional, diz oIPCB, e continua a ter ecos além-fronteiras, junto das mais reputadas e referências nas especialidades da investigação em design, música e artes. Incluem-se aqui os principais organismos, associações e centros de investigação nacionais e internacionais.

O resultado deste EIMAD’24 irá traduzir-se num livro de circulação internacional, “Advances in Design, Music and Arts III”, com garantia de indexação à Scopus e publicado pela prestigiada chancela Springer.