A turma da EB de Salgueiro do Campo, concelho de Castelo Branco, participou no concurso nacional “Os nossos avós eram cientistas”, promovido pelo Clube UNESCO Ciência, Tradição e Cultura, do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Neste concurso, a escola desenvolveu e apresentou o trabalho intitulado “Em terra de pão, não há escola sem mãos na massa!”, tendo alcançado o 2º lugar do referido concurso.
Em nota é explicado que, tal como o nome do trabalho indica, as crianças do 1º Ciclo do Salgueiro do Campo baseou-se na temática do pão, um produto tão ligado à freguesia e aldeias vizinhas.
Assim, ao longo de várias semanas, com a orientação da professora Iris e da animadora Rita, as crianças trabalharam sobre a importância do pão na alimentação das suas famílias e da localidade. Os pequenos alunos imaginaram e escreveram uma história criativa a partir do pão e pesquisaram sobre a importância do pão na sabedoria popular, através da recolha e ilustração de provérbios populares. O pão serviu assim de massa aglutinadora em diversas atividades letivas. Algumas dessas atividades foram desenvolvidas em parceria com os idosos da Associação de Apoio Social de Freixial do Campo, em articulação com o projeto conjunto «H(á) bracinhos que alimentam sorrisos».