A sirene dos Bombeiros de Castelo Branco tocou na manhã desta 3ªfeira, 14 de janeiro, para pedir reforços de elementos para dois incêndios.
O primeiro alerta chegou ao Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa às 6h. Segundo o jornal Reconquista na sua página online, este alerta seria para um incêndio a deflagrar na cantina do Boom, entre Idanha-a-Velha e Alcafozes, no concelho de Idanha-a-Nova. No local estiveram 12 operacionais, apoiados por seis viaturas. Nesta ocorrência, as chamas consumiram o pavilhão, que era utilizado não apenas durante a época do festival, mas durante todo o ano.
Já às 7h12 chegou o alerta de outro o incêndio. De acordo com o semanário, as chamas estavam a deflagrar num dos pavilhões de um aviário, em Esteveira de Cima, na Freguesia de Almaceda, concelho de Castelo Branco. Aqui, avança o Reconquista, um dos pavilhões foi totalmente consumido pelas chamas, a que se junta o prejuízo da perda de cerca de 15 mil aves. No local estiveram mais de 30 operacionais.
Pelas 8h, os dois incêndios entraram em fase de resolução.