Docente da ESE destaca-se em congresso internacional na Coreia do Sul

Docente da ESE destaca-se em congresso internacional na Coreia do Sul

João Petrica, docente na ESE – Escola Superior de Educação -, de Castelo Branco, participou no Congresso Mundial de Ciências do Desporto, realizado na Coreia do Sul. João Petrica foi orador convidado no primeiro fórum de discussão sobre a designação a adotar mundialmente para a área científica da tradicional Educação Física, uma vez que em diversas regiões do globo são usadas terminologias diferentes.

Na sua intervenção, o Politénicnico de Castelo Branco conta que o docente do teve oportunidade de defender a ideia de um único termo: Desporto, tal como são utilizados os termos Medicina, Direito, Engenharia ou Música, para designar outras áreas. João Petrica frisou que o “Desporto é aprendizagem, é esforço, é atividade física, é movimento, é saúde, é ciência, é entretenimento”. Defendeu ainda a ideia de uma formação de base, semelhante para todos os cursos desta área científica, que inclua o conhecimento do corpo e o seu funcionamento, o conhecimento da motricidade e do movimento, e a vivência e experimentação prática que possibilite perceber as dificuldades e particularidades das diferentes práticas físicas.

A discussão sobre a designação a adotar mundialmente para a área científica do desporto é um tema pertinente e atual, pois na Europa a terminologia utilizada é Ciências do Desporto, devido à sua forte ligação ao Desporto e ao estudo do seu fenómeno, enquanto que nos Estados Unidos adotou-se a designação de Cinesiologia, por conta da sua associação às ciências da saúde. Já na Ásia, a designação utilizada é Atividade Física, fruto de uma visão mais abrangente e relacionada aos seus efeitos para a saúde.