A Escola Superior de Educação, de Castelo Branco, acolheu, a 4ª edição do seminário “O Direito aos Direitos Humanos”, dedicado ao tema “Direitos Humanos na Deficiência: Prática Profissional e Experiências na Primeira Pessoa”.
Professores, estudantes, profissionais de Serviço Social e ativistas reuniram-se para cruzar conhecimento académico, prática profissional e experiências vividas, num espaço de reflexão sobre participação, dignidade e concretização dos direitos das pessoas com deficiência em Portugal, tanto no contexto educativo quanto laboral.
O Politécnico de Castelo Branco refere que o seminário contou com duas mesas temáticas, sendo uma dedicada às barreiras e aos facilitadores na integração de pessoas com deficiência tanto no mercado de trabalho quanto no ensino superior e às políticas públicas, e outra sobre as experiências do trabalho direto no terreno.
O seminário reforçou a importância de ouvir quem vive e trabalha diariamente com os desafios e a promoção na integração das pessoas com deficiência, promovendo uma reflexão crítica e construtiva sobre os direitos humanos e a inclusão.