Direitos Humanos, Habitação, Famílias e Arte no Serviço Social

Direitos Humanos, Habitação, Famílias e Arte no Serviço Social

No âmbito da celebração da Carta dos Direitos Humanos, a equipa de docentes da licenciatura em Serviço Social da Escola Superior de Educação, em Castelo Branco, organizou a iniciativa “Direito aos Direitos Humanos III”, com o apoio do programa United Nations Academic Impact.

A iniciativa teve a participação de José Manuel Henriques, Investigador do DINÂMIA’CET/ISCTE- “Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território”, com o tema “Direito a ficar, as condições contemporâneas e ação local para a coesão territorial”.

A mesa-redonda, com o tema dos direitos humanos e da habitação, esteve a cargo da vice-presidente do Politécnico de Castelo Branco, Ana Vaz Ferreira, e contou com a presença de Graça Rojão, diretora executiva da Coolabora; Maria João Guardado Moreira, docente do IPCB e coordenadora da Age.Comm; e de Fátima Santos, docente do IPCB e Assistente Social com responsabilidades em domínios sociais da Câmara de Castelo Branco.

Enquadrado pelo docente Kaique Cardoso, foram também apresentados 2 projetos com o apoio de estudantes em estágio do 3º ano no Centro Assistencial, Cultural e Formativo do Fundão. A Assistente Social, Daniela Real e a Educadora Social, Guida Nunes, tiveram a oportunidade de partilhar a sua experiência na resposta social “CAFAP – Entre Famílias”, e Sara Santos, no recente projeto “Vincular – Acolhimento Familiar”.

Já no âmbito das competências pedagógicas dos docentes da licenciatura em Serviço Social (Marco Domingues, Marisa Candeias e Regina Vieira), os estudantes de Serviço Social, tiveram também oportunidade de participar num workshop, enquadrado pela docente Élia Costa, com a participação de Suzete Azevedo, vice-presidente da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra; e de Mara Costa, assistente social; a fim de explorar os desafios da intervenção social através da arte em problemáticas associadas à deficiência.

Outros convidados têm participado em contexto de aula, permitindo uma maior proximidade entre os estudantes de Serviço Social e Assistentes Sociais, permitindo momentos de relacionamento com profissionais e investigadores sobre áreas e domínios de intervenção social, em diferentes domínios, que se relevam preponderantes para a formação e aquisição de conhecimentos dos estudantes, através da partilha de experiências.