“Diabetes: a importância da alimentação” em destaque na Casa de Artes e Cultura do Tejo

“Diabetes: a importância da alimentação” em destaque na Casa de Artes e Cultura do Tejo

A Associação de Diabéticos da Beira Baixa, em parceria com a Câmara de Vila Velha de Ródão, realizou no Centro de Artes e Cultura do Tejo (Vila Velha de Ródão) uma ação de educação para a saúde, sobre o tema “a importância da alimentação na diabetes”.

A apresentação esteve a cargo da enfermeira da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco e membro do Conselho Técnico da associação, Maria Jesus Fradique e de Jorge Monteiro, médico e diretor do Conselho Técnico da associação.

A sessão começou com uma breve definição sobre a diabetes, como se pode prevenir ou reduzir os riscos de ter a doença, descreve a organização.

A alimentação saudável e o exercício físico adaptado a cada idade permitem prevenir a diabetes, para isso é importante definir estratégias. Foi, pois, incentivado o público presente a verem esclarecidas todas as dúvidas.

Sendo a diabetes uma doença crónica, foi explicado a necessidade do envolvimento do utente, responsabilizando-o na tomada de decisão, da família e da equipa de saúde para controlar a diabetes.

Também foram abordadas as complicações da diabetes não controlada, evidenciando as consequências da não vigilância desta doença, como é o caso da cegueira, do pé diabético a amputação de membros, entre outros.

A Associação de Diabéticos da Beira Baixa considera que foi uma ação de sensibilização/educação para a saúde muito esclarecedora e muito participativa, com elevada interação entre todos os presentes, onde se conclui, pelas muitas dúvidas e questões colocadas aos oradores, o quão importante são estas ações formativas.