O Benfica de Castelo Branco venceu este domingo, 12 de novembro, em casa, frente ao Vitória de Sernache, por 3 a 0.
O jogo decorreu no Estádio Municipal Vale do Romeiro, a contar para a 10ª jornada, da série C, do Campeonato de Portugal.
O derby foi pouco emotivo dentro do relvado, mas ao contrário nas bancadas, com os adeptos a vibrar com os golos de Ronaldo Coelho aos 15, 67 e 90 minutos.
A supremacia dos locais na eficácia de marcar, nos 30 minutos iniciais, foi sentida através da pressão alta que não permitiu que o adversário saísse a jogar. A recuperar ainda no meio campo ofensivo, com os extremos bem abertos nas laterais, os albicastrenses criavam perigo. No minuto 15, Frazão em velocidade fugiu a Fábio Mel, rematou cruzado, defesa incompleto do guarda-redes Tiago, bola recuperada na esquerda, cruzamento para a entrada da área, Ronaldo Coelho amorteceu com o peito com um remate em folha seca e inaugurou o marcador. Até ao intervalo as equipas jogaram entrosadas na zona de meio campo, sem profundidade.
No reatamento o Vitória de Sernache entrou determinado na procura do empate e posicionou-se no meio campo Encarnado, controlou o jogo, mas faltava-lhes uma referência atacante. O esférico era recuperado pela defensiva do Castelo Branco.
Ao minuto 67, numa colocação de bola em jogo, o guarda-redes David Romana colocou o esférico para a profundidade de Frazão, ganhou a frente ao adversário, cruzou rasteiro e Ronaldo Coelho, na passada, rematou forte e fez o segundo golo.
O treinador da equipa visitante mexeu no xadrez ao minuto 68, retirou os defesas laterais, colocou um central que ficou a jogar com três centrais, deu mais acutilância ofensiva, com a entrada de Ossai. Contudo, faltava eficácia no último passo. Ao minuto 90, o esférico intercetado na saída, por ataque de Ronaldo Coelho que rematou sem oposição faz o terceiro golo.
No final da partida, Luís Graça, técnico do Benfica e Castelo Branco, considerou que foi uma vitória justa, depois de uma derrota “difícil de aceitar”.
Luís Graça, treinador do Benfica e Castelo Branco.
Já António Joaquim, técnico do Vitória de Sernache, admitiu que cometeram erros, o que levou a este resultado final.
António Joaquim, treinador do Vitória de Sernache, sobre a derrota em casa do Benfica e Castelo Branco, por 3 a 0.
Francisco Carrega/Ricardo Pires Coelho