Depois de realizada a Assembleia Municipal Juvenil, a Junta de Freguesia de Castelo Branco quer manter viva a vontade de promover a intervenção cívica dos alunos mais novos dos agrupamentos de escolas de Castelo Branco, denominado “Tribuna da Cidadania e…Se Fossem Vocês a Mandar?”.
O executivo da Junta de Freguesia lembra que deu início a um espaço de intervenção juvenil, nos últimos anos, designado por Assembleia de Freguesia Juvenil.
Na sequência da realização da Assembleia Municipal de promover, desde o ano transato, tal espaço de intervenção, e para que não seja uma atividade que se torne redundantes, a Junta de Freguesia propôs aos agrupamentos de escolas da freguesia a realização da “Tribuna da Cidadania e…Se Fossem Vocês a Mandar?”, para poder dar voz aos mais novos que não foram abrangidos pela Assembleia Municipal Juvenil, isto é, aos alunos do 1º e 2º ciclos do ensino básico através das turmas do 4º e 6º anos, respetivamente.
Assim, a Junta de Freguesia de Castelo Branco apresentou um conjunto de pontos para serem apresentados e discutidos nas sessões.
A atividade será desenvolvida com a utilização do púlpito da Tribuna da Cidadania colocado nos auditórios das escolas para a realização das intervenções.
A primeira sessão está agendada para 6ªfeira, 5 de junho, no Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, na Escola Afonso de Paiva (10h30 às 12h30 – 2º ciclo – até 12 intervenções; e 15h às 17h – 1º ciclo – até 12 intervenções). A seguinte será a 8 de junho (2ªfeira), no Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, na Escola João Roiz (9h30 às 11h – 1º ciclo – até 12 intervenções; e 15h às 17h – 2º ciclo – até 12 intervenções). E a última será a 9 de junho (3ªfeira), no Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, na Escola Cidade Castelo Branco (10h30 às 12h30 – 1º ciclo – até 12 intervenções; e 15h às 17h – 2º ciclo – até 12 intervenções).