“Crucifixos – Sinais da Fé” no Museu do Canteiro

A exposição “Crucifixos – Sinais da Fé” está patente no Museu do Canteiro, em Alcains, concelho de Castelo Branco, até 30 de abril.

Esta mostra apresenta algumas coleções de um dos mais importantes símbolos do cristianismo e do catolicismo, o crucifixo.

Uma das coleções pertence à Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Alcains e habitualmente não se encontra exposta. Esta coleção, oferecida à paróquia de Alcains, pertenceu ao já falecido D. Aurélio Granada Escudeiro, antigo Bispo Emérito de Angra, conta a autarquia albicastrense.

Para esta exposição foram selecionados crucifixos, maioritariamente estrangeiros, da Alemanha, Polônia, Filipinas, Peru, México, Goa, da Turquia, Terra Santa e vários outros africanos.

A mostra conta ainda com peças do acervo particular de Francisco Elias, onde são apresentados trabalhos de alguns dos melhores artesãos nacionais sob a temática geral da Páscoa/Crucificação reforçando a divulgação do património etnográfico português e a sua evolução ao longo dos tempos, realizada pelo Museu do Canteiro. A coleção apresenta um leque variado de crucifixos feitos em diversos materiais e das mais diferentes regiões.