Pelo terceiro ano consecutivo, o Clube Unesco Ciência, Tradição e Cultura do IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco -, em colaboração com o Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação, promoveu uma oficina inovadora sobre a temática da morte. Com o título “Vamos conversar sobre a morte e o morrer. Como acompanhar as nossas crianças?”, o objetivo foi sensibilizar os estudantes para a importância de abordar este tema de forma aberta e sem tabus.
Direcionada essencialmente para estudantes da licenciatura em Educação Básica, devido à temática e ao público-alvo da oficina, este ano os estudantes das licenciaturas em Desporto e Atividade Física e em Serviço Social também marcaram presença.
A oficina foi conduzida pela docente Ângela Simões, da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, que guiou os participantes através de uma reflexão profunda sobre como lidar com a morte, especialmente no contexto de acompanhar crianças que enfrentam perdas, refere o IPCB.
Para a equipa organizadora, o alargamento da oficina a diferentes perfis de estudantes foi um grande sucesso, pois permitiu que a conversa sobre a morte deixasse de ser um tema tabu, proporcionando uma abordagem mais natural e saudável para lidar com este assunto inevitável da vida.