O Circuito das Beiras está de regresso a Castelo Branco, sendo, este ano, o ponto de partida e chegada. A edição de 2025 irá decorrer entre 19 a 22 de junho.
Esta é uma prova que recria a primeira corrida automobilística por etapas realizada em Portugal, por Tavares de Melo, em 1923. Assim, além de Castelo Branco, vai passar também por Coimbra e Guarda, num total de três etapas.
Promovido pelo Clube Escape Livre, com o apoio dos Municípios e do Turismo Centro de Portugal, a apresentação aconteceu no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, na cidade albicastrense, onde foi revelado que esta será a última edição deste primeiro ciclo.
Por ser a última edição, o presidente do Clube Escape Livre revelou uma das novidades para este ano, alargando a participação de carros até 1994, “abrindo o leque a automóveis mais recentes e que não puderam inscrever-se antes”.
Luís Celínio revelou que a prova tem um retorno mediático de 300 mil euros para cada Câmara Municipal e alcançado um retorno de um milhão de euros nas duas anteriores edições.
Números que, para o presidente do Clube Escape Livre, são muito significativos e que representam o bom desempenho alcançado pelo Circuito das Beiras.
Luís Celínio acrescentou que se encontram preparados para enfrentar mais um desafio, “com muito orgulho”, estando a aguardar cerca de 30 viaturas no evento.
Este ano, o circuito vai ser feito ao contrário, partindo de Castelo Branco para a Guarda, passando por Coimbra e regressando, de novo, a Castelo Branco.
Já o presidente da Câmara albicastrense realçou o facto desta prova ser um bom motor de promoção de automóveis antigos, na recuperação de um circuito histórico e promoção/valorização do território.
Leopoldo Rodrigues diz que acredita que o Circuito das Beiras é um bom exemplo de sinergias/união em prol da região
Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, mostrou-se expectante para a edição de 2025 do Circuito das Beiras, que vai decorrer entre 19 a 22 de junho.
Presentes na apresentação desta prova estiveram o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa; e o vereador do desporto da Câmara de Coimbra, Carlos Lopes; que também destacaram o exemplo de união e promoção do território, através deste evento.

Ricardo Pires Coelho