Circuito de Trail Running quer impulsionar a modalidade na região

Circuito de Trail Running quer impulsionar a modalidade na região
Fotografia: Ricardo Pires Coelho

A Associação de Atletismo de Castelo Branco e a TrailsUP organizam o Circuito de Trail Running da Beira Baixa entre dezembro de 2024 e outubro de 2025.

Esta é uma competição que agrega 23 provas competitivas de Trail Running, distribuídas por 10 eventos desportivos em oito concelhos do distrito de Castelo Branco.

A apresentação aconteceu na sede da Associação de Atletismo, onde foi referido que a competição de trail vai criar uma oportunidade para dinamizar a competitividade entre atletas e clubes, ao mesmo tempo que aumenta o número de praticantes e inscritos na mesma.

Miguel Baptista explicou que o circuito competitivo inclui cinco vertentes (Trail Jovem, Trail Mini, Trail Sprint, Trail e kV). A primeira prova está marcada para 14 de dezembro de 2024, em Proença-a-Nova, e a última para 3 e 4 de outubro de 2025, em Penhas da Saúde, Covilhã.

O atleta disse que os objetivos passam pela promoção da modalidade e o seu desenvolvimento, mobilizar atletas para uma participação regular e ainda incluir provas da região no quadro competitivo.

Nesse sentido, Tiago Afonso afirmou que o intuito é que a o trail cresça na região, que seja promovido, que valorize marcas regionais, assim como criar parcerias estratégicas.

Tiago Afonso, do TrailsUP, considerou que a realização do Circuito de Trail Running da Beira Baixa vai ser uma mais valia e acrescentar valor à região.

De referir que só podem participar atletas federados na Associação de Atletismo de Castelo Branco.

Por sua vez, Luís Rechena, da Associação de Atletismo, realçou o crescimento e expressão que o trail tem assumido nos últimos anos do distrito.

Ricardo Pires Coelho