A CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa – aderiu à #CohesionAlliance (Aliança para a Coesão), fortalecendo a política de coesão da União Europeia e impulsionando o desenvolvimento regional.
Em nota é referido que esta aliança tem “como objetivo tornar a política de coesão mais forte, eficaz, visível e acessível a todas as regiões da EU”.
A adesão foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Intermunicipal da CIMBB, destacando “o compromisso da Comunidade para a criação de um futuro sustentável na UE e na Beira Baixa”.
Assim, esta Comunidade Intermunicipal tornou-se membro da Aliança para a Coesão, uma coligação criada em cooperação com as principais associações europeias de municípios e regiões e o Comité das Regiões Europeias.
Esta aliança reafirma “o compromisso da CIMBB em promover políticas de coesão que reduzam disparidades, fomentem a solidariedade e a prosperidade regional e impulsionem o crescimento equitativo em toda a União Europeia”. A adesão à Aliança para a Coesão não implica responsabilidades financeiras adicionais para a CIMBB, mas “representa uma oportunidade única para a colaboração e cooperação na UE em projetos de desenvolvimento regional, o que irá fortalecer a cooperação regional e irá impulsionar o desenvolvimento sustentável na região, beneficiando, assim, toda a comunidade”.
Tendo em conta os novos desafios trazidos pela pandemia e pela guerra da Rússia contra a Ucrânia, que resultaram no aumento dos preços dos produtos alimentares, da energia, dos juros e das taxas de inflação, a Aliança para a Coesão intensificou a sua política de coesão através de uma série de medidas de combate, que têm em vista aumentar o financiamento público e privado, o cofinanciamento de verbas dos orçamentos nacionais, com vista à contribuição para fomentar a confiança dos investidores.