As populações abrangidas pela operação da Transdev na CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa -, nomeadamente, em Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, vão ter viagens gratuitas no domingo e 2ªfeira, 21 e 22 de setembro. Para usufruírem da iniciativa, os passageiros da rede de transportes apenas precisam de solicitar os bilhetes a bordo.
A iniciativa insere-se no âmbito da 24ª edição da Semana Europeia da Mobilidade e tem como principal objetivo promover o transporte público como uma solução prática, económica e amiga do ambiente.
Esta ação decorre sob o mote “Venha Experimentar! Dia 21 e 22 é por nossa conta!” e pretende incentivar as comunidades a repensarem os seus hábitos de mobilidade, deixando o carro em casa e descobrindo as vantagens do transporte coletivo. O carácter gratuito da iniciativa, aliado ao contributo para uma mobilidade mais sustentável, à poupança económica que representa e ao conforto acrescido que proporciona, são apenas algumas das razões para aderir e experimentar, sublinha a CIMBB.
Como esta iniciativa tem como objetivo incentivar quem normalmente não utiliza o transporte público a experimentá-lo, os bilhetes de bordo serão inteiramente gratuitos. Já os utilizadores com passe mensal apenas precisam de efetuar a validação habitual, uma vez que o valor do passe já cobre o período em causa.
A campanha resulta de uma parceria entre a CIMBB e o operador de transportes Transdev.
A CIMBB refere que se associa a esta campanha “destacando a importância da mobilidade e dos transportes públicos nos territórios de baixa densidade como instrumentos fundamentais para reforçar a coesão social e territorial”.
A diretora da Unidade de Negócio, Inês Daniel, sublinha que “com esta iniciativa, a Transdev pretende não só evidenciar os benefícios ambientais e económicos do transporte coletivo, como também reforçar a sua importância na redução das desigualdades territoriais, nomeadamente nas regiões do interior do nosso país. O nosso objetivo é que esta campanha incentive cada vez mais pessoas a experimentar o transporte público e a reconhecer nele uma solução de mobilidade prática, acessível e sustentável”.
