CIMBB com 34,2 milhões de euros para investir em habitação

CIMBB com 34,2 milhões de euros para investir em habitação
SONY DSC

A CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa – tem 34,2 milhões de euros para investir em habituação.

O protocolo foi assinado por este organismo e o IHRU, I.P. – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana – e visa regular a cooperação institucional para a prossecução e desenvolvimento de Projetos de Habitação a Custos Acessíveis, destinados à construção ou reabilitação de até 267 habitações para arrendamento.

A sessão contou com a presença da ministra da Habitação que destacou a importância destas parcerias, por só assim ser possível levar a cabo este tipo de medidas, com quem está mais próximo dos problemas.

Marina Gonçalves disse que esta medida conjuga dois princípios fundamentais, apoiar famílias com menor rendimentos e ficar mais jovens.

Marina Gonçalves, ministra da Habitação, acrescentou ainda que políticas como estas são necessárias, mas sobretudo que chegassem em todo o território, para que todos sejam tratados de igual forma, independentemente do local.

Já o presidente da CIMBB explicou que este projeto vai ser implementado nos Municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. Sertã e Vila de Rei não assinaram, por já o terem feito quando estavam integrados na CIM Médio Tejo.

João Lobo realçou que os 34,2 milhões de euros estimados para este projeto destinam-se, sobretudo a reabilitação, com o intuito de fixar as pessoas nas suas casas.

João Lobo, presidente da CIMBB, durante a cerimónia de assinatura do protocolo entre este organismo e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, IP.

Antes da sessão, que decorreu na sede da Comunidade Intermunicipal, em Castelo Branco, decorreu uma visita a um lote de terreno na Quinta da Carapalha e a um imóvel a reabilitar na zona histórica, ambos na cidade albicastrense.

Ricardo Pires Coelho