Castelo Branco promove o II Fórum Iberoamericano de Cidades Criativas da UNESCO, marcado entre os dias 28 a 31 de outubro, no Centro de Cultura Contemporânea, com o objetivo de promover o diálogo e a colaboração entre cidades, instituições e agentes culturais dos países da Península Ibérica e da América do Sul.
Este evento será uma plataforma para a troca de experiências e boas práticas no desenvolvimento de cidades criativas, oferecendo um espaço para a partilha multicultural e o fortalecimento entre as Cidades Criativas da UNESCO, como é referido em nota.
O II Fórum Iberoamericano de Cidades Criativas tem como objetivo principal fomentar a interação e a colaboração, valorizando a diversidade cultural e as tradições locais.
Ao longo destes quatro dias terão lugar apresentações de projetos e iniciativas inovadoras, mostras de arte e cultura, havendo ainda a oportunidade de presenciar ao vivo o que leva estas cidades a integrarem a rede da UNESCO e a que as torna tão especiais.
De recordar que no ano passado o município de Castelo Branco viu a candidatura à Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, ser aprovada, na categoria de Artesanato e Artes Populares. Esta candidatura foi amplamente valorizada pela capacidade demonstrada de potenciar o trabalho em rede, a cooperação e, claro está, o símbolo maior da identidade albicastrense: o Bordado de Castelo Branco.
Esta iniciativa enquadra-se numa candidatura intitulada “Cidades Criativas Centro de Portugal” financiada pelo Portugal 2030, Centro 2030.