Castelo Branco será a capital mundial do clarinete durante três dias

Castelo Branco será a capital mundial do clarinete durante três dias

O Cine-Teatro Avenida e o Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco são o palco de mais um Festival Internacional de Clarinete de Castelo Branco, a decorrer entre 1 a 3 de novembro.

Este é um evento de grande prestígio, que reúne clarinetistas de renome mundial, professores e estudantes para uma celebração única da música e da arte do clarinete.

Durante três dias, o festival vai oferecer uma programação rica de concertos, masterclasses, conferências, workshops e exposições, proporcionando uma experiência formativa e artística para músicos de todas as idades e níveis, realçou o diretor artístico.

Em conferência de imprensa, Carlos Alves revelou que nesta 4ª edição do Festival Internacional de Clarinete de Castelo Branco são esperados mais de 400 músicos, sendo cerca de 250 clarinetistas. Participação que tem crescido de edição para edição, o que “mostra a referência que se tornou o festival”, e que coloca Castelo Branco no mapa do clarinete, destacou o responsável.

O diretor artístico do Festival Internacional de Clarinete de Castelo Branco realçou o reconhecimento alcançado, pelo facto de grandes nomes da música deste instrumento mostrarem interesse em estar presente e participar.

O evento não só promove o desenvolvimento técnico e artístico dos clarinetistas, como também incentiva o intercâmbio cultural e musical entre os participantes, “reforçando assim a importância da música na região, criando novos públicos e a sua sustentabilidade”, sublinhou Carlos Alves.

Os concertos e atividades abertas ao público em geral têm entrada gratuita.

Ricardo Pires Coelho