O centro da cidade de Castelo Branco foi o local escolhido para receber a Grande Final do Torneio Nacional de Futebol de Rua de 2023, que se vai realizar entre esta 4ªfeira e domingo, 6 e 10 de setembro. A prova vai contar com mais de 300 participantes, numa competição que junta 26 equipas de 17 Distritos e Regiões Autónomas. Este ano, o México marca presença como convidado do torneio.
Esta é a 18ª edição da Final do Torneio Nacional de Futebol de Rua e a 20ª edição do Projeto Futebol de Rua, contando com equipas femininas, masculinas e mistas, com jogadores de diferentes faixas etárias. Cada equipa tem um máximo de 8 atletas, 4 em campo e 4 suplentes e os jogos têm uma duração de 14min.
Durante os cinco dias do evento, além dos jogos, vão decorrer também atividades educativas, culturais e recreativas, referiu Gonçalo Santos, presidente da Associação Cais, entidade que promove o torneio, durante a apresentação.
Gonçalo Santos, presidente da Associação Cais, sobre “a beleza” do Torneio Nacional de Futebol de Rua, que é “para todos” e que vai além da competição.
O campo vai ser instalado no parque de estacionamento junto ao Restaurante Kalifa, no centro cívico. Devido a este fator, Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, alerta que durante as provas irão existir algumas restrições à circulação automóvel.
Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, realçou também o “papel social” que o Torneio Nacional de Futebol de Rua assume junto dos jovens.
A iniciativa, de entrada livre, tem a sua abertura na 5ªfeira (dia 7), com um desfile, discursos por parte dos responsáveis das instituições organizadoras e parceiras, terminando com o jogo de boas-vindas. Na 6ªfeira e sábado decorrem os jogos da fase de grupos, os oitavos de final e os quartos-de-final. Já no domingo irão decorrer as meias-finais, o apuramento para a classificação geral, bem como a grande final masculina e feminina com posterior entrega de troféus.
Ricardo Pires Coelho